Vai decorar a casa? Aposte no Papel de Parede

Olá galera! Hoje minha dica de décor para vocês é sobre papel de parede. Na decoração ele é considerado um negócio da China (até porque foi inventado lá) por suas vantagens. 
Há muito tempo se tornou um queridinho na Europa e nos Estados Unidos para o revestimento de paredes e, aqui no Brasil, se popularizou a partir da década de 60. Desde então tem ganhado força e reconhecimento no mercado, substituindo muitas vezes, os revestimentos convencionais como a pintura de paredes e os revestimentos cerâmicos. Ok, apresentações à parte, vamos ao que interessa!
TIPOS
  • Vinílico: indicado principalmente para grandes áreas de circulação; 
  • Vinilizado: podem ser lavados e possuem uma vasta gama de padronização; 
  • Acetinado: acumula menos poeira; 
  • TNT: que imita tecido; 
  • Mica: feito a partir de pedras naturais. 

VANTAGENS
  • Ótimo custo-benefício; 
  • Maior durabilidade em relação à pintura, entre 08 a 10 anos; 
  • Aplicação fácil, rápida, limpa, que é realizada com cola a base de água, portanto não deixa odores; 
  • O ambiente decorado fica harmonioso e aconchegante, você pode conferir sua própria identidade e personalidade; 
  • Toque de sofisticação.

MEDIDAS E QUANTIDADE 
São comercializados em rolo e a quantidade varia conforme a área da parede ocupada, mas é preciso comprar em quantidade excedente para que o encaixe e a padronização da estampa possam ser harmoniosos nas emendas. 

APLICAÇÃO
  • Parede pintada: limpar a superfície e retirar qualquer sujeira; 
  • Parede que já possui papel de parede: retirar o antigo e deixar a superfície lisa e limpa novamente, lixar a parede se necessário; 
  • Parede com algum tipo de revestimento em relevo: é possível aplicar, desde que a superfície esteja lisa e limpa, para evitar bolhas e ondulações. 
  • Paredes azulejadas: podem receber a aplicação de massa e depois pintura (no caso de locais úmidos, como banheiros, o ideal é massa epóxi). 

Olha o passo a passo gente!
  • 1. Limpe a parede com pano úmido e espere secar. Se houver alguma imperfeição, passe uma lixa para aumentar a aderência do papel. 
  • 2. Meça a superfície e defina o tamanho das tiras. Corte o papel e deixe 10 cm para o recorte no teto e outros 10 cm para o rodapé. 
  • 3. Passe cola em abundância, do centro para as bordas. Dobre o papel, juntando as pontas. Espere 1 minuto e passe mais uma mão de cola. 
  • 4. Comece aplicando o papel no teto. Espere colar e vá desenrolando até o chão. Repita o processo, dispondo uma folha ao lado da outra. 
  • 5. Conforme for colando o papel, passe um pano seco para retirar o excesso de cola. Dê leves tapinhas para evitar as bolhas. 
  • 6. Recorte os excessos de papel fazendo vincos firmes com a espátula. Passe o estilete para reforçar e puxe a rebarba com as mãos.

CONSERVAÇÃO E LIMPEZA
Fácil, prática e simples! Basta passar um pano úmido com sabão de coco ou sabão neutro em toda a superfície do papel. Nos papéis laváveis e emborrachados é possível esfregar com uma esponja as sujeiras mais resistentes sem danificar o papel e em seguida passar um pano seco para retirar a umidade.

Agora vamos ver algumas dicas sobre COMO USAR esse item de decoração tão perfeito em diversos ambientes.

SALA
Pode ser aplicado em todas as paredes, ou somente na que se pretende destacar. Normalmente a parede é dividida horizontalmente e coloca-se na parte inferior uma cor mais forte e na superior um tom mais neutro, separadas por um border (faixa decorativa para divisão e emendas). Outra opção é colocar modelos diferentes em paredes distintas. Texturas amadeiradas, listras e papéis em relevo são as mais indicadas para a sala de estar.

QUARTOS INFANTIS
Você pode apostar nos temas florais, duas estampas e listras para as meninas. Para os meninos: listras, xadrez e mescla de estampas também compõem um ambiente legal. Se o quarto for unissex, o ideal é usar cores neutras ou duas estampas separadas pelo border, para delimitar o espaço de cada criança.

QUARTO DO CASAL
Papel com flores e tons pastéis juntamente com espelhos dão um ar sofisticado e aconchegante ao ambiente. Para quartos pequenos, trabalhar com espelhos também ajuda na ampliação visual do espaço.

LAVABO
Os mais legais para colocar no lavabo são os texturizados, inclusive os papéis em relevo, ou 3D que imitam pedra, madeira ou canjiquinha. É importante verificar a resistência à água antes de aplicá-lo. O tipo mais indicado para esse ambiente é o Vinilizado, que é lavável, portanto não se deteriora com a umidade.

COZINHA E SALA DE JANTAR
Para a cozinha, tome as mesmas precauções do lavabo na hora de escolher o seu papel de parede. Cores alegres, listras, xadrez, estampas diferentes, florais compõem um espaço descontraído e aconchegante. O papel de parede também pode ser utilizado como delimitador ou divisória de ambientes, mas é importante que as cores e estampas conversem entre si para não errar e acabar sobrecarregando o espaço com muita informação visual.
Então é isso gente! Espero que tenham gostado. Voltarei em breve com mais dicas, até a próxima, beijinhos ;*
*Post escrito por Graci Antunes.


Acompanhe o Blog Ideia Consumista nas redes sociais!

5 Comentários :

  1. Oh Graci e aqueles papeis de parede adesivos, não usam cola neah?
    Eu queria colocar aqui no meu quarto (uma parede), mas tem que passar massa corrida antes pra ajeitar a parede :/
    Gostei muito do post *-* foi o mais completo que achei até hoje.
    Beijinhos :*
    http://www.vidadebloguette.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa *-*-*-*-*-* que bom que gostou ^^
      Sim! Os papéis adesivos são mais práticos ainda!
      Tenho certeza de que vai ficar lindo, e não se preocupe em ter de passar massa corrida não, não fica caro, até porque é em uma parede só e a massa é comercializada a partir de 1 litro :D, mas não se esqueça de tomar esse cuidado para que a superfície não fique enrugada
      Espero que tenha ajudado! Beijinhos <3

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Realmente o papel de parede é um negócio da China. Da um toque muito lindo e rápido no local ideal pra quem tem problemas respiratório por não ter cheiro né. Muito bom
    www.vamosaomake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim Elaine é excelente não é mesmo?
      e fica lindo!!!!!
      muito obrigada ^^ Beijinhos ;**

      Excluir

Sei que é chato ficar implorando por comentários mas essa caixinha serve pra isso e eu fiz o post com tanto carinho que você não vai sair sem comentar né?Então comenta ai e faça uma blogueira feliz!
Beijo Beijo da Dani! ♥

 
© Blog Ideia Consumista. Todos os direitos reservados.
Layout feito por Dani Ballarini - Clique aqui e encomende o seu!