Decoração: Ideias e soluções para cozinhas pequenas

Oi gente! Hoje quem vai escrever aqui pra vocês é a Graci Antunes! Minha amiga linda da faculdade, super entendida de Arquitetura e Decoração e agora a mais nova integrante da equipe do blog! Então se liguem nas dicas dela, tá?
Você está pensando em dar um tapa na sua cozinha, reformar e levantar o astral desse espaço tão delicioso, mas de repente vem aquele receio e você pensa: Pôxa! Minha cozinha exagerou na hora de ser INHA mesmo! HAHAH O que dá pra fazer nesse espaço tão pequeno???? 
Estou aqui com algumas dicas que podem ajudar nessa missão e para mostrar que dá pra deixar a sua cozinha super prática, linda e com a sua cara.
Projetar em espaços pequenos pode parecer um desafio, por isso o ideal é apostar na funcionalidade. Utilizando móveis planejados ou não, é necessário analisar as possibilidades, as qualidades do espaço, o potencial e principalmente, o orçamento.

Primeiramente temos que entender quais são os tipos de cozinhas mais adequados para espaços pequenos, lembrando que a disposição sempre fica ao seu critério, os tipos de cozinhas a seguir se adequam á maioria das situações e podem ser adaptados de acordo com a sua necessidade. 

Cozinha Linear 
Como o próprio nome já diz, a disposição é feita em linha reta. Essa é uma das as melhores opções para cozinhas pequenas. Quando o espaço permite, também é possível trabalhar com bancadas e armários auxiliares.

Cozinha Paralela
Permite aproveitar as paredes paralelas para a colocação de armários e bancadas. Essa disposição é muito prática. Para que ela funcione bem o ideal é que se coloque a pia ao lado do fogão e a geladeira do lado oposto e que se respeite um espaço mínimo de 1,20m no corredor de circulação, para a abertura das gavetas e portas dos armários.

Cozinha em L
Essa forma de organização é bastante comum, pois facilita a distribuição espacial e se adapta muito bem ao espaço. Também é extremamente prática e gera ganho de espaço para bancadas e facilita a organização. Quando temos uma cozinha integrada com a sala, a COZINHA EM L pode receber uma bancada em uma extremidade para ser usada como mesinha de refeições, caso não haja espaço para uma mesa grande no local.

Sobre as Cores
Dê preferencia às cores claras, que também podem ser trabalhadas com cores alegres, ou diferentes texturas, dependendo do revestimento que você pretende usar, pastilhas de vidro, porcelanato dão um acabamento especial para sua cozinha, proporcionando um ambiente moderno e agradável.
Explorar a luz natural também ajuda a ampliar o espaço visualmente, sem contar que a luz natural ajuda na higienização que o ambiente necessita.

Dicas:
  • Os móveis planejados são coringa para o aproveitamento de cada centímetro do cômodo e auxiliam muito na otimização do espaço;
  • Se optar por móveis convencionais, comece pelos elementos maiores e mais essenciais como fogão, geladeira e bancada. Após organizá-los de maneira harmônica, é a vez de encaixar os armários, eletrodomésticos e elementos decorativos.
O ideal na hora de distribuir os elementos da sua cozinha, é que se obedeça á regra do “triângulo do trabalho”, que facilita e agiliza a circulação e os movimentos na sua cozinha.

Cada extremidade do triângulo corresponde às seguintes funções:
  • Área de armazenamento(Geladeira / Armários)
  • Área de cocção e preparo (Fogão / Bancadas)
  • Área de Higienização (Pia)
Lembrando que essa regra só não se aplica à cozinha linear.


Bom, por enquanto é isso! Espero que tenham gostado, logo logo trarei mas dicas bacanas aqui para vocês! Alguma sugestão? ♥
Então minha gente, povo lindoo!! O que acharam das dicas da nossa querida Graci? ♥ Contem tudinho pra nós aqui nos comentários! Já já tem mais... Beijão.

Acompanhe o Blog Ideia Consumista nas redes sociais!
Instagram ♥ Facebook ♥ Twitter ♥ Youtube

12 Comentários :

  1. Respostas
    1. E o legal é que ela é prática tanto por ocupar pouco espaço quanto por facilitar a vida na cozinha. Também gosto bastante dessa disposição... Beijinho Gabrielly ;)

      Excluir
    2. Bacana né? A minha é linear, haha por falta de opção mesmo, mas é ótima! hehe

      Excluir
  2. Ótimas dicas, minha irmã está construindo uma casa e não quer a cozinha grande, vou mostrar pra ela. Essa linear com móveis marrons está linda demais.
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Paula, espero que possa ajudá-la... sim utilizar móveis nos tons de marrom está super em alta e dá um toque de sofisticação ao ambiente e a linear é uma ótima opção para quem não quer espaços muito grandes mesmo. Beijinho ;*

      Excluir
    2. Cozinhas pequenas são bem práticas! Ótimas dicas não acham? Beijoo

      Excluir
  3. Acho manera essa cozinha linear !

    Beeijos, ♥ || @paradateen_

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super prática não é Luana? É uma boa opção também quando trabalhada com móveis planejados. Beijinho ;D

      Excluir
  4. As dicas foram realmente excelentes e úteis! As cozinhas lineares são as melhores! <333

    Beijos,
    Ana do Do lado de cá Moda
    Tem sorteio no blog, concorra a um Ray Ban Round!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana, que bom que você gostou! Elas realmente são ótimas e conferem muita praticidade para as cozinhas pequenas. Beijinho <3

      Excluir

Sei que é chato ficar implorando por comentários mas essa caixinha serve pra isso e eu fiz o post com tanto carinho que você não vai sair sem comentar né?Então comenta ai e faça uma blogueira feliz!
Beijo Beijo da Dani! ♥

 
© Blog Ideia Consumista. Todos os direitos reservados.
Layout feito por Dani Ballarini - Clique aqui e encomende o seu!